O que é Barrilete? Quais são os tipos!
O que é Barrilete? Quais são os tipos!
Se você atua no ramo da construção civil e nunca antes ouviu nem falar sobre barriletes, sem problemas, não há mal algum nisso, e nós estamos aqui justamente para te explicarmos o que eles são.
Na realidade, é bem comum que você ainda não tenha ouvido falar sobre barriletes, tendo em visto que eles estão relacionados a parte hidráulica da construção, um ramo que nem todos da área tem total conhecimento e sabem realmente como as coisas são feitas. É bastante comum um engenheiro especialista ser contratado somente para realizar o projeto hidráulico de uma obra.
Mas, independente de que área você atua na construção civil, é sempre bom ter ao menos uma noção das coisas, e é exatamente isso que você irá ter aqui, uma noção do que, afinal de contas, são os barriletes.
Preparado? Pois então é só continuar a leitura!
O que é barrilete?
Apesar do que possa parecer inicialmente, o conceito de barrilete, na realidade, é bastante simples.
Sabe quando vemos aquele conjunto hidráulico cheio de tubulações, registros e conexões, que geralmente são posicionados na saída de um reservatório, normalmente “escondidos”, de modo que não influenciem na aparência do local? Bom, pois é exatamente isso que são os barriletes. Ok, talvez a nossa explicação possa ter ficado um pouquinho confusa, mas basta você observar a imagem abaixo e não sobrará mais dúvidas!
Este tipo de instalação hidráulica é bastante comum em edifícios, na “casa de máquinas”, bem escondidinho da vista das pessoas, por motivos óbvios. É de lá que irá partir todas as tubulações da estrutura que irão alimentar todo o sistema de água de todos os pavimentos do prédio.
Ou seja, podemos dizer que é ali onde tudo começa, entende agora a importância de que tanto o projeto hidráulico quanto os barriletes de uma construção sejam bem dimensionados e executados?
QUAIS SÃO OS Tipos de barriletes?
Na construção civil nós dividimos os barriletes em dois tipos: concentrados e ramificados.
Abaixo vamos passar rapidamente por cada um destes dois tipos, de maneira que você possa entendê-los melhor. Lembrando que cada tipo de barrilete é definido baseado no dimensionamento de sua rede de distribuição, seguindo sempre as particularidades de cada edificação e sempre de acordo com o que rege a NBR 5626 – Instalação predial de água fria.
1 – O Barrilete Concentrado
Para locais fechados, o barrilete concentrado é o mais indicado. Ele possibilita um controle maior para quem possui acesso, garantindo assim uma segurança maior para as tubulações.
Já os barriletes ramificados, devido ao fato de possuírem menores registros e conexões, são também mais econômicos quando comparados aos concentrados. As tubulações destes barriletes são também mais espaçadas.
Sistemas de barriletes
Além de definições como concentrado e ramificado, há também sistemas específicos de barriletes, os quais passaremos rapidamente abaixo.
Direto: O sistema direto de barriletes é aquele onde todos os aparelhos e todas as torneiras da residência são alimentados por uma rede pública.
Indireto: Já no sistema indireto de barriletes, os aparelhos e as torneiras agora são abastecidos pelo próprio reservatório da construção, ou então através de um recalque, ou seja, um reservatório a parte localizado no fundo da caixa d’água.
Misto: Este sistema é mais usual, onde parte é alimentado pelo reservatório de água próprio do prédio e parte através da rede pública. Além de ser o sistema mais utilizado, é também o mais recomendado, de maneira que não haja a necessidade de tirar água a todo instante de sua caixa d’água.
Hidropneumático: Trata-se de um sistema em parte feito de reservatórios próprios e em parte rede pública, criado exclusivamente para abastecer torneiras e aparelhos, dando a eles a pressão de que necessitam. Devido ao seu custo elevado e ao fato de ser um sistema todo mecânico, isso faz com que o hidropneumático seja o menos utilizado dentre todos.
Conclusão
O projeto hidráulico de um edifício definitivamente não deve ser algo feito as pressas ou por quem não é especialista no assunto, só aí você já consegue ter uma noção do quão importante os barriletes são, certo? Isso claro, sem nem termos citados que barriletes também fazem parte do sistema de hidrantes e também de combate a incêndios, que é muito comum em diversas construções, sendo ele o responsável por liberar a água ao primeiro indicio de um incêndio.
E claro, se você tiver achado este conteúdo instrutivo, não deixe de navegar pelo site para poder aprender muito mais, e também não deixe de compartilhar com seus amigos, é sempre louvável espalhar conhecimento com todos ao redor!
Fonte: totalconstrucao